Marine Surveyor é o termo que, em inglês, significa inspetor, vistoriador ou verificador e denomina os profissionais que, desde os primórdios da navegação comercial, foram, de alguma forma, necessários para determinar a condição de cargas e navios.
É o profissional que, tendo experiência nos vários aspectos do transporte marítimo, investiga, supervisiona, audita, dá opinião e verifica as condições dos navios, além dos procedimentos e/ou métodos utilizados para o transporte e manuseio das cargas a serem transportadas.
Para desenvolver seu trabalho com qualidade, o Surveyor deve estar continuamente atualizado sobre fatos e danos ocorridos recentemente e sobre novas normas, procedimentos de trabalho e materiais empregados na área do transporte marítimo.
Todas as partes envolvidas no transporte e manuseio de mercadorias, tais como os armadores, seguradores de cargas, afretadores, Clubes de P&I, operadores portuários, terminais de armazenamento de carga, agentes marítimos, embarcadores e recebedores de carga, eventualmente podem necessitar os serviços de um Surveyor.
O Marine Surveyor, em resumo, será os olhos e os ouvidos dos seus clientes e agirá para preservar e proteger os interesses de quem o contrata.
Resumo dos principais tipos de inspeção e controle feitos pelos surveyors
1. Controle e verificação de quantidades:
Cálculos de arqueação, cálculos de quantidade de combustível existente, cálculos de abastecimento de combustível e quantidade de carga embarcada.
2. Inspeções de condição geral do navio:
Estrutural, de máquinas e equipamentos.
Segurança para navegação, segurança para a carga, avaliação técnica e operacional.
3. Inspeções para prevenção de danos à carga:
Carregamento, estivagem, peação de carga geral, cargas pesadas, superdimensionadas e especiais.
4. Inspeções para verificação de danos:
Danos ao navio: acidentes de casco & máquinas, incêndio, colisão, encalhe, etc.
Danos à carga: mal manuseio, má estivagem, defeito de material ou de embalagem, danos de mau tempo, etc.
As inspeções servem basicamente para:
· Verificar e relatar a condição da carga ou do navio antes do carregamento.
· Garantir que todo o manuseio, movimentação, carregamento, estivagem e amarração para a viagem sejam realizadas dentro dos padrões normais de operação e com boas práticas.
· Investigar a natureza, extensão e possíveis causas de danos que possam ter ocorrido.
· Fazer recomendações para prevenção da recorrência do mesmo tipo de dano no futuro.
· Emitir um relatório de inspeção com todos os dados relevantes, acontecimentos, fatos, horários, etc.
Comentários Finais
O escopo das inspeções relacionadas acima não é exaustivo e outros serviços personalizados podem ser realizados utilizando a expertise de um Surveyor experiente.
No trabalho do Marine Surveyor, cada serviço tem sua particularidade. Trabalhos semelhantes podem acontecer, mas nunca trabalhos idênticos.